A necessidade de fazer melhorias domésticas está enraizada na natureza humana e com o surgimento de programas de televisão seguindo as pessoas enquanto tentam construir uma casa do zero, mais pessoas estão assumindo esses grandes projetos. Embora o objetivo desses programas de TV seja mapear o progresso das construções ousadas, eles não são para a maioria das pessoas que só querem usar métodos e materiais tradicionais para construir uma casa.

Michael Barnett, Chefe de Design da Strata Homes, trabalha como arquiteto há mais de uma década e sugere que há uma série de dicas para garantir que você faça isso direito ao criar sua nova casa.

Certifique-se de acertar a arquitetura

Um dos elementos mais importantes ao começar a trabalhar em uma nova casa é garantir que você selecione o estilo certo. Michael recomenda escolher estilos arquitetônicos tradicionais para evitar que sua casa pareça datada no futuro. Os estilos arquitetônicos tradicionais nas casas incluem arquitetura georgiana, vitoriana e eduardiana e são estilos que você vê repetidos muito no visual e estilo de casas que são construídas.

Segundo Michael, são estilos arquitetônicos que continuam mesmo na arquitetura muito contemporânea para fazer casas de estilo mais moderno, pois os elementos incluem uma história e processos que podem ser incorporados em qualquer forma de arquitetura. “A arquitetura contemporânea é realmente simples e bonita. Trata-se de entender material, princípios e filosofias, e proporcionalidade. Não se trata de ver algo e pensar ‘Eu posso colocar isso no tipo da minha casa e vai ficar bem’.”

Quando você constrói sua casa e considera o tipo de arquitetura que você quer ir, lembre-se que o estilo arquitetônico ideal é um casamento entre os estilos: tradicional e contemporâneo. Mantenha-se fiel aos elementos mais tradicionais da construção de casas, como sua massa e escala, mas implemente algumas influências modernas para o design também.

Como maximizar o potencial da sua casa

Há também adições específicas que Michael sugere que poderiam melhorar o valor da casa e oferecer mais espaço. Quando se trata de adicionar espaço e aumentar o valor, Michael prioriza o sótão: “Eu sempre o construiria com uma treliça de sótão, você pode realmente obter uma treliça que permite que você ande pelo sótão e ande livremente.”

Usar uma treliça significa que há mais opções para o ocupante e pode adicionar outro espaço de quarto importante à sua casa, o que significará a possibilidade de receber mais dinheiro quando você vier vender o imóvel.

Principais dicas para obter o arquiteto certo

Além de entender que trabalho deve ser realizado, saber quem deve estar fazendo o trabalho é a parte mais importante do projeto. Ter certeza de que você tem o arquiteto certo para o trabalho pode ser uma decisão difícil, mas Michael revela algumas dicas que podem ajudar a conseguir a pessoa certa para o trabalho.

A primeira deve ser sobre o trabalho que eles fazem, e embora pareça uma pergunta bastante para a frente, é uma que não pode ser evitada. “Peça para ver alguns de seus trabalhos, seja esse trabalho gráfico como parte de seu portfólio, ou parte de suas imagens reais de amostras de seu trabalho, e também peça que eles se sentem com você para esboçar algumas ideias conceituais.”

Por fim, Michael explica a importância de selecionar um arquiteto por sua paixão no que eles fazem. “Parte desse processo é sobre uma relação entre o arquiteto e o cliente e eles devem estar dizendo que a arquitetura é um hobby. Eu desenhei toda a minha vida e eu amo isso, não é um trabalho, é algo que você ama fazer, é um hobby que você se transformou em um trabalho e ser pago e que deve escorrer de um arquiteto – se não o fizer, então você não deveria estar nomeando-os.”